Seja bem-vindo ao guia do seu novo Painel de Produtividade!
O Painel de Produtividade foi desenvolvido para ser o seu principal aliado na gestão e acompanhamento da performance das equipes em campo.
Ele transforma um grande volume de dados operacionais em indicadores visuais, claros e objetivos — permitindo visualizar tanto o panorama geral da unidade quanto o desempenho individual de cada equipe.
Neste guia, você vai entender o que significa cada indicador, como ele é calculado e de que forma pode usá-lo no dia a dia.
Use este material como referência rápida e apoio em treinamentos futuros.
Vamos começar?
Entendendo os Indicadores
Os indicadores do painel são agrupados para facilitar sua análise, começando pelos tempos básicos da jornada de trabalho até os cálculos complexos de produtividade.
1. Indicadores de Tempo da Jornada (Os "Tempos T")
Este grupo mede como o tempo da equipe foi distribuído ao longo do turno.
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T1 - Tempo de Jornada
- O que é? O tempo total do turno da equipe, do login ao logout.
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Cálculo:
Hora de Fim da Jornada - Hora de Início da Jornada
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T2 - Tempo de Refeição
- O que é? O tempo total que a equipe esteve em pausa para refeição.
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Cálculo:
Hora de Término da Refeição - Hora de Início da Refeição
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Status da Refeição
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O que é? Uma classificação automática do
T2que ajuda a identificar rapidamente se a equipe realizou a pausa padrão (1h) ou se fez menos ou mais que esse tempo, mostrando faixas de excesso (ex: "Excedeu entre 1 e 10 minutos").
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T3 - Tempo entre Último Serviço e Refeição
- O que é? Mede o tempo ocioso entre a equipe concluir sua última tarefa e iniciar a pausa para refeição.
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Cálculo:
Hora de Início da Refeição - Hora de Conclusão do Último Serviço (antes da refeição)
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T4 - Tempo entre Refeição e Próximo Serviço
- O que é? Mede o tempo que a equipe levou para ser acionada para uma nova tarefa após retornar da pausa.
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Cálculo:
Hora de Acionamento do Primeiro Serviço (após refeição) - Hora de Término da Refeição
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T6 - Tempo entre Último Serviço e Fim da Jornada
- O que é? Mede o tempo "livre" da equipe após concluir sua última tarefa do dia até o encerramento do turno.
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Cálculo:
(Hora de Fim da Jornada) - (Hora de Conclusão do Último Serviço)
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T7 - Tempo Total Bloqueada
- O que é? É a soma de todos os períodos em que a equipe esteve com o status "Bloqueada" durante o turno.
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Ponto importante: O sistema não conta em dobro! Se a equipe estava bloqueada durante o horário de refeição, esse tempo de interseção é desconsiderado do T7.
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T8 - Primeiro Despacho
- O que é? Quanto tempo levou, desde o início do turno, para a equipe confirmar o recebimento do primeiro serviço.
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Cálculo:
Hora da Confirmação do 1º Despacho - Hora de Início da Jornada
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T9 - Primeiro Acionamento
- O que é? Quanto tempo levou, desde o início do turno, para a equipe iniciar o deslocamento (acionar) para o primeiro serviço.
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Cálculo:
Hora do 1º Acionamento - Hora de Início da Jornada
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T10 - Tempo Total de Deslocamento
- O que é? A soma de todos os períodos em que a equipe esteve se deslocando para atender serviços.
- Como é calculado? Para cada serviço, o sistema soma o tempo entre a "Hora de Acionamento" e a "Hora de Agente no Local" (ou "Hora em Execução" ou “Hora cancelamento acionamento” ou “Hora cancelada”).
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Ponto importante: Este cálculo inclui o tempo de deslocamento de serviços que tiveram acionamento cancelado ou que foram cancelados depois que a equipe já tinha iniciado a viagem. Além disso, será considerado o status Agente no Local quando o serviço também tiver o status Em Execução.
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T12 - Tempo Total de Execução
- O que é? A soma de todos os períodos em que a equipe esteve efetivamente executando as tarefas em campo.
- Como é calculado? Para cada serviço, o sistema soma o tempo entre "Agente no Local" (ou "Em Execução") e a "Hora Concluída" (ou "Agendada" ou "Cancelada").
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Ponto importante: Este cálculo inclui o tempo de execução de serviços que foram cancelados depois que a equipe já tinha iniciado a viagem. Além disso, será considerado o status Agente no Local quando o serviço também tiver o status Em Execução.
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T15 - Tempo Total de Prontidão
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O que é? O tempo em que a equipe estava disponível, mas aguardando um serviço para executar (sem tarefas designadas com status executável - Agendado ou Acionamento cancelado).
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2. Indicadores de Quantidade (Contagens)
Este grupo conta o volume de serviços que passaram pela equipe.
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Qtd de OS Designadas: O número total de Ordens de Serviço (OS) que foram atribuídas à equipe durante o turno.
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Qtd de OS Executadas: O total de serviços que a equipe finalizou (com status "Finalizado" ou "Inconsistência").
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Qtd de OS Agendadas: Total de serviços que foram agendados pela equipe em campo. (Eles contam como "Executados", mas "Improdutivos").
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Qtd de OS Canceladas: Total de serviços cancelados enquanto estavam com a equipe.
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Qtd de Cancelamento de Acionamento: Total de vezes que um serviço teve o acionamento cancelado depois que a equipe já tinha iniciado o deslocamento.
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Qtd de Notas Produtivas / Improdutivas: Uma contagem de quantas das "OS Executadas" foram classificadas como produtivas ou improdutivas, com base no código de fechamento usado pela equipe. Notas agendadas são consideradas como improdutivas.
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Quantidade de OS não executadas ao fim da Jornada:
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O que é? Contagem da quantidade de serviços que voltaram para o status Não planejada ao finalizar a jornada.
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Quantidade de Cancelamento de Designação:
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O que é? Contagem da quantidade de serviços que foram retiradas manualmente por despachante ao longo da jornada.
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3. Indicadores de Performance (Eficiência e Porcentagens)
Aqui medimos o quão bem a equipe utilizou seu tempo e recursos.
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% de Execução dos Serviços Designados
- O que é? Mostra a eficácia da equipe em concluir as tarefas que lhe foram passadas.
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Cálculo:
(Total de OS Executadas / Total de OS Designadas) * 100
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% Notas Produtivas
- O que é? Das tarefas que a equipe finalizou, qual porcentagem foi realmente produtiva?
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Cálculo:
(Qtd de Notas Produtivas / (Qtd de Notas Produtivas + Qtd de Notas Improdutivas)) * 100
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% Eficiência do Deslocamento
- O que é? Compara o tempo previsto para o deslocamento com o tempo real gasto (T10).
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Como é calculado? Para cada serviço, o sistema compara o tempo previsto com o tempo real.
- Se o tempo real for menor ou igual ao previsto, a eficiência é 100%.
- Se o tempo real for maior que o previsto, a eficiência daquele serviço cai.
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O indicador final é a média ponderada da eficiência de todos os serviços.
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% Eficiência da Execução
- O que é? Mesma lógica do deslocamento, mas para a execução (T12).
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Como é calculado? Compara o tempo previsto de execução com o tempo real.
- Se o real for menor ou igual ao previsto, a eficiência é 100%.
- Se o real for maior, a eficiência cai.
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O indicador final é a média ponderada da eficiência de todos os serviços.
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Quantidade de serviços por hora (OS/Hora Útil)
- O que é? Um indicador clássico de produtividade: quantas tarefas, em média, a equipe entrega por hora de trabalho útil.
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Cálculo:
(Total de OS Executadas / Tempo de Jornada - Tempo de Refeição)
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Quantidade de serviços produtivos por hora (OS/Hora Útil)
- O que é? Uma versão mais refinada do anterior, contando apenas os serviços produtivos por hora de trabalho útil.
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Cálculo: (
Qtd de Notas Produtivas / Tempo de Jornada - Tempo de Refeição)
4. O Indicador de Produtividade Global
Este é o indicador-mestre do painel! Ele combina três pilares da performance (Eficiência, Eficácia e Ocupação) em um único número, permitindo uma avaliação completa.
Cálculo: Produtividade Global = Eficiência * Eficácia * Ocupação * K (Fator de Correção)
Vamos quebrar cada componente:
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Eficiência:
- O que mede? O quão bem a equipe usa o tempo durante as tarefas (se está fazendo no tempo previsto).
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Cálculo:
% Eficiência do Deslocamento * % Eficiência da Execução
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Eficácia:
- O que mede? O quanto do tempo de trabalho (deslocando e executando) foi gasto em serviços que geraram resultado (produtivos).
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Cálculo:
(Tempo de Execução e Deslocamento de OS Produtivas) / (Total Deslocamento + Total Execução)
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Ocupação:
- O que mede? Quanto do tempo útil da equipe (jornada menos refeição) foi gasto realmente trabalhando (seja deslocando ou executando).
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Cálculo:
(Total Deslocamento + Total Execução) / (Tempo de Jornada -*Tempo de Refeição ajustado)
*Limitando a uma hora no máximo).
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K (Fator de Correção):
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O que é? É um valor fixo (atualmente 1,4208) usado para ajustar o resultado final da fórmula às metas estabelecidas.
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O que é? É um valor fixo (atualmente 1,4208) usado para ajustar o resultado final da fórmula às metas estabelecidas.
O que são os "Tempos Gerais" e "Filtros"?
Para finalizar, você verá outras duas seções importantes no painel:
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Filtros Necessários:
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São as ferramentas que permitem afunilar os dados. Você pode usá-los para ver a performance de apenas uma Malha, um Contrato, um tipo de equipe (ex: "Dupla") ou um período específico. Os filtros funcionam em cascata: ao escolher uma Malha, os outros filtros mostrarão apenas opções daquela Malha.
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Tempos Gerais:
- Esta seção funciona como um grande resumo de tudo o que você filtrou.
- Se você filtrar por Unidade e Tipo de Equipe, os "Tempos Gerais" mostrarão o "Tempo médio de deslocamento" ou a "Produtividade Global média" apenas para as equipes que atendem a esses critérios. São as médias e somas totais do seu filtro atual.
- Ponto importante:
- Tempo médio excedido de refeição: o numerador será a soma de todos os tempos excedidos em relação a uma hora padrão de refeição e o denominador vai depender do filtro aplicado.
- Tempo méio de jornada e de jornada últil considera somente as equipes já encerradas.
- Tempo útil de jornada é a diferença entre o tempo de jornada e tempo de refeição.
Agora que você já conhece cada indicador, fica muito mais fácil entender como o tempo e as ações da equipe se transformam em resultados.
Explore o painel, teste diferentes filtros e descubra novos insights sobre o dia a dia das operações — ele foi criado para ajudar você a tomar decisões com mais clareza e confiança.
💡 Para se aprofundar ainda mais, acesse também o documento complementar no Drive, onde explicamos cada cálculo e métrica de forma mais detalhada. Esse material serve como apoio para treinamentos e consultas mais técnicas.
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